Instituição  
  Conheça a AEMS
  Missão Institucional
  Notícias
  Calendários
  Núcleos
  CPA
  Eventos
  Galeria de Fotos
  Vestibular
  Contato
   Cursos
  Graduação
  Pós-Graduação
  Extensão
   Serviços
  Área do Aluno
  Ex-alunos
  Professor
  Biblioteca On-line
  Busca
  Mapa do Site
  Localize-se
  Webmail




  homenotícias • leitura
  Busca:   

29/08/2011
Começa a funcionar o Curso Superior de Tecnologia em Gastronomia da AEMS


gastronomia2010.jpgIniciou-se neste mês de agosto nas Faculdades Integradas de Três Lagoas, AEMS, o Curso Superior de Tecnologia em Gastronomia com duração de 02 anos.

As áreas de atuação profissional

- Administração, gerência e operação na área de alimentos, bebidas e gastronomia;

- Aplicação de conhecimentos práticos, procedimentos administrativos, mercadológicos, de segurança e higiene e de culinária;

- Atuação em áreas afins, que demandem a presença do profissional da gastronomia;

- Avaliações, consultorias, perícias pertinentes à área de atuação;

- Desenvolvimento de estudos relacionados às constantes inovações geradas pelas indústrias de alimentos e bebidas.

A gastronomia é a cultura que compreende os métodos, as técnicas e procedimentos destinados a transformar os alimentos, podendo em algumas definições apresentar-se como sendo a arte refinada de transformação alimentar. De acordo com a UNESCO a gastronomia deve ser encarada como sendo um Patrimônio Cultural Imaterial.

No caso específico do Brasil, a gastronomia, sobretudo a regional, está bastante caracterizada nas diferentes regiões do país, e sua origem permeia pelo processo histórico de formação de nossa cultura, tendo forte miscigenação de temperos, cores, aromas e sabores. A riqueza culinária brasileira tem um tripé bastante solidificado na cultura Indígena, africana e européia, sobretudo a portuguesa. Contudo, os processos migratórios vivenciados no país ao longo de sua trajetória permitiram que novas inserções culturais fossem adicionadas a este caldeirão gastronômico, tais como a japonesa, italiana, árabe, entre outras. Culturalmente a gastronomia é parte integrante do povo brasileiro, porém, a profissionalização das pessoas nessa área no país, ocorre de forma informal e casual. Assim é importante fortalecer a gastronomia no país, com profissionais criativos e desbravadores possibilitando que novas fronteiras sejam alcançadas.

Desta forma, o curso Tecnólogo em Gastronomia das Faculdades Integradas de Três Lagoas, foi estruturado como proposta para formação de  profissionais capazes de aprimorar e desenvolver novas técnicas e habilidades, de modo a promover a culinária atuante, pulsante, moderna e sobretudo, brasileira.

O desenvolvimento da sociedade brasileira vem gerando uma demanda cada vez mais crescente de profissionais capacitados e diferenciados para suprir o mercado, principalmente no setor de serviços, destacando áreas como turismo, negócios e eventos. Diante disso, o curso pretende formar profissionais com competência e criatividade, com ímpeto empreendedor e inovação, atuando com ética e profissionalismo na área de gastronomia. Este profissional terá competência para planejar, organizar e gerir unidades produtoras de alimentos in natura e/ou processados, assim como bebidas e produtos industrializados. A formação empreendedora também permitirá que este egresso possa desenvolver suas aptidões empresariais, sendo capaz criar, organizar e gerenciar seu próprio negócio.

Interessados no processo seletivo procurar mais informações na Secretaria Geral da AEMS, no telefone (67) 2105.6060 ou e-mail: aems@aems.com.br, site: www.aems.com.br



fonte: Coordenação do Curso de Tecnologia em Gastronomia
Coordenação do Curso de Tecnologia em Gastronomia
AEMS
 Av. Ponta Porã, 2750 - Distrito Industrial - Três Lagoas/MS - CEP 79610-320 - (67) 3521-9218 / 3521-4761
 Copyright © 2006. Portal AEMS. Todos os direitos reservados